::: TRIBO AMISH :: Inspirando novos estilos :::
O retorno à simplicidade é um movimento que vem acontecendo no comportamento de nossa sociedade e já mostra reflexos na moda e na arquitetura. Nessa esteira, muitos passam a valorizar e buscar um estilo de vida como o dos Amish, próximos à natureza, à religiosidade e costumes antigos.
A comunidade Amish, que hoje habita algumas regiões dos Estados Unidos e do Canadá, tem suas origens na Suíça, no início de 1500, em meio ao confronto entre católicos e protestantes (Reforma Protestante).
O cotidiano do amish é baseado em uma série de regras que compõem o chamado Ordnung. Há diversas comunidades que se diferenciam entre si e não possuem uma autoridade de governo central, mas sim localizado. Eles acreditam na interpretação literal da bíblia, a qual utilizam em seu convívio, com o foco na devoção a Deus, a família e a comunidade. Essa também é uma das razões que os fazem viver em locais isolados, como cita a passagem da bíblia, Romanos 12:2 “não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês”.
O estilo de vida dos amishes é caracterizado pela simplicidade, em que vivem isolados em comunidades e os mais radicais, não fazem uso da tecnologia. Baseiam-se nos princípios da autossuficiência e autoabastecimento, suas famílias são numerosas e rejeitam qualquer tipo de controle de natalidade. Fatores estes que refletem em seu modo de criação, educação, trabalho e também vestimenta (não compram, mas fabricam suas próprias roupas).
Os Amish mais conservadores não possuem luz elétrica, água encanada ou aquecida. Só possuem um telefone para toda comunidade, para uso em caso de urgência. Os carros são proibidos e as carroças são o símbolo dos Amish.
O modo de vestir dentro de cada comunidade Amish também é determinada pelo seu respectivo Ordnung (ordem em alemão), que é um guia fundamentado por passagens bíblicas apresentando regras para o estilo de vida, como já citado anteriormente. Desde o comprimento da bainha, até a largura da aba do chapéu, tudo é estabelecido de acordo com os preceitos religiosos. Dessa forma, assim como no comportamento, o tipo de vestuário pode sofrer variações, mas mantendo sempre as características tradicionais.
Além de ganhar evidência nas ruas por conta do vestuário simples entre outras características marcantes, a comunidade também influencia na criação de moda. Estilistas como Walter Rodrigues e marcas famosas como Dior apostaram nas referências amishes direta e indiretamente, evidenciando o conservadorismo, a monocromia e, principalmente, os acessórios adaptados para uma estética moderna em suas coleções.
Dior
Walter Rodrigues
Entre os desfiles da temporada de inverno 2014 no Fashion Rio, a marca 2nd Floor trouxe uma coleção totalmente inspirada na tribo, contudo em uma versão fashion, e repleta de padronagens florais. O estilista quis trazer para a passarela o espírito farmer dos amishes para ressaltar peças do jeanswear, evidenciadas em jacquard floral e em tamanhos grandes. Acessórios como a touca de modelagem semelhante às da tribo, apareceram lisas e estampadas para as mulheres, e os chapéus de aba larga e copa alta para os homens. A estética também foi evidenciada no cenário do desfile e outro ponto interessante foram as bolsas carregadas pelas modelos como se fossem bíblias.
A Tribo Amish também influenciou editoriais de moda em revistas como a Elle Ucrânia...
Elle Ucrânia
Agora veja como essas tendências estão sendo utilizadas em diversos lugares do mundo !!!
E aí, você gostou do universo Amish?? O seu estilo poderia abraçar alguma característica ou peça inspirada nessa tribo?? Se sim, deixe seu comentário dizendo o porquê e qual peça você acha que mais combina com o seu estilo ;)
Siga a M&P nas redes sociais e acompanhe diariamente as nossas postagens com dicas sobre Moda & Estilo!!!!
Texto baseado em: Use Fashion